Agendamento: (79) 3045-4906. WhatsApp: (79) 99165-7758. Atendimento: San Giovanni Especialidades e Vacinas - Centro Médico Jardins, sala 104.

Lesão do ligamento cruzado anterior - LCA

10/10/2017

Ligamentos são faixas de tecido que ligam um osso a outro. Os ligamentos se localizam nas articulações (juntas) e servem para promover estabilidade.

O ligamento cruzado anterior (LCA) se localiza na região central do joelho e é um dos quatro principais ligamentos nesta articulação. A função do LCA é basicamente evitar a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.

 

 

MECANISMO DE LESÃO

A lesão do LCA geralmente ocorre com a torção ou rotação anormal do joelho estando o pé fixo, mas também pode ocorrer com a extensão excessiva da articulação (hiperextensão).

 

 

SINAIS E SINTOMAS

Cerca de 1/3 dos pacientes com lesão relatam ter ouvido um estalo no momento do trauma. A dor e a limitação funcional são de ocorrência imediata, impossibilitando continuar a atividade. Em poucas horas, o edema (inchaço) torna-se evidente e, geralmente, é fonte adcional de desconforto.

 

DIAGNÓSTICO

A história e o exame físico geralmente são suficientes para o diagnóstico. No entanto, o ortopedista pode lançar mão de exames como radiografias e ressonância magnética a seu critério (principalmente na suspeita de lesões associadas).

 

TRATAMENTO

O tratamento pode ser dividido em agudo (imediato) e definitivo. O tratamento agudo consiste em controlar os sintomas e o quadro de inflamação, promovendo alívio da dor. Algumas medidas como imobilização, aplicação de gelo, uso de antiinflamatórios, afastamento das atividades, repouso e fisioterapia são utilizadas. O tratamento definitivo depende do grau de instabilidade e do perfil do paciente. Pacientes mais jovens e ativos podem se beneficiar de tratamento cirúrgico, que envolve a reconstrução do ligamento.

 

 

RETORNO ÀS ATIVIDADES

O retorno às atividades varia para cada paciente e depende, entre outros aspectos, da estabilidade do joelho, da recuperação da força muscular, da ausência de sintomas e da capacidade funcional obtida. As atividades devem ser liberadas progressivamente e isto também depende de acompanhamento especializado com ortopedista.

 



Veja também

Bursite tem cura?

Bursite tem cura?

28/09/2021 - [TEMPO DE LEITURA: 4 min]   A bursite é a inflamação da bursa. Mas o que é a bursa? As bursas são pequenas "bolsas" co...

Lesão de ligamento cruzado sempre trata com cirurgia?

Lesão de ligamento cruzado sempre trata com cirurgia?

23/08/2021 - [TEMPO DE LEITURA: 4 min]   Nós médicos usamos bastante um ditado que diz: "Na Medicina, como no amor, nem nunca nem sempre." O objetivo d...

Com quanto tempo se retira os pontos após uma cirurgia?

Com quanto tempo se retira os pontos após uma cirurgia?

20/08/2021 - [TEMPO DE LEITURA: 3 min]   Essa é uma pergunta cuja resposta pode variar bastante de acordo com a especialidade médica e a área de ...

Doença de Freiberg

Doença de Freiberg

25/05/2020 - Doença de Freiberg A doença de Freiberg é caracterizada pela necrose (morte de um tecido) avascular (ausência de fluxo sanguí...