Artigos e Notícias
5 dicas do médico no pós-operatório de LCA

A cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) está entre as mais realizadas no mundo. Nas primeiras semanas pós-operatórias, podem ocorrer desconforto, inchaço e dificuldade para avançar nas metas da fisioterapia.
Abaixo algumas dicas e conselhos que recomendo para facilitar sua vida no pós-operatório:
1 – Como fazer a compressa de Gelo? Placa ou Bolsa?
A boa e velha bolsa de gelo é a sua melhor amiga na primeira semana. A temperatura baixa, além de ter ação analgésica, faz vasoconstrição e diminui o sangramento. Mas como usá-la?
Muita gente pergunta: “Doutor, tenho em casa aquela bolsa térmica com gel, posso congelar e usar?” A reposta é “Não”. Quanto maior for a área de contato da bolsa com a pele, melhor o efeito. A bolsa congelada fica em formato de um placa retangular e a sua área de contato como joelho (arredondado) é mínima! Prefira o gelo em cubos dentro de um saco plástico comum ou uma bolsa apropriada para que ela se acomode ao redor do joelho !
Outra dica útil é proteger o joelho com um plástico filme (filme de PVC transparente usado na cozinha para embalar alimentos). Lembre-se de que você tem uma incisão que não deve molhar, por menor que ela seja.


2 – Elevação, use a gravidade a seu favor!
Deixar uma simples almofada embaixo do pé enquanto deitado faz muito pouco efeito. Quanto se fala em elevar, significa elevar de verdade. Opte por 3 ou 4 travesseiros embaixo da panturrilha (batata da perna).
3 – Como usar duas muletas
Quando se orienta alguém a andar com duas muletas, automaticamente, ela dobra o joelho operado e não deixa o pé encostar no chão. Isso é um ERRO ! Ao manter o joelho flexionado, sobrecarregamos a musculatura do quadril, ocasionando dor e lesões.
O modo correto é encostar o pé no chão e colocar o peso do corpo nas muletas, simulando os movimentos de uma marcha normal!
4 – Não retire os pontos antes de 14 dias!
A pele recebe mais tensão nas articulações que em outras regiões. Por isso devemos esperar no mínimo 14 dias para retirar os pontos, podendo ser mais, a depender do caso, sob risco de abertura da incisão (deiscência).
5 – Punção precoce.
A capacidade de coagulação varia de pessoa para pessoa. Os túneis no fêmur e na tíbia podem sangrar por dentro do joelho na primeira semana, acumulando sangue que atrapalha o ganho de movimento na fisioterapia. Se você ou o seu fisioterapeuta notar que inchou demais, procure seu médico o mais breve possível para realizar a punção e “esvaziar” o joelho.
Fonte: joelhosaudavel.com