Artigos e Notícias
Qual a função da patela?

A patela (antiga denominada de rótula) é o osso que fica na frente do joelho e tem um formato entre o circular e o triangular. A patela se articula com o fêmur (que possui um sulco ou "trilho" para receber a patela).
Na parte de cima da patela, se prende o tendão do músculo quadríceps, que fica na parte anterior da coxa.
Da parte de baixo da patela, sai o ligamento patelar, que vai se inserir (se prender) na tíbia.
Função
Além de proteger a região anterior da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho. A patela aumenta o braço de alavanca do quadríceps, resultando em maior força para o movimento de extensão. A perda da patela resulta em perda de força para a realização do movimento.
Lesões possíveis
A patela pode sofrer vários tipos de lesão, sendo as mais comuns:
- Fraturas: ocorrem principalmente após um trauma direto na região anterior do joelho, que pode ser resultado de uma queda.
- Luxações/ instabilidade: a luxação ou deslocamento pode ocorrer após um trauma, mas algumas pessoas apresentam instabilidade em virtude de causas anatômicas (alterações de ossos e tecidos).
- Lesões da cartilagem: a função básica da cartilagem (revestimento dos ossos na articulação) é permitir movimentos sem atrito e, portanto, sem dor. O aumento da pressão de contato entre patela e fêmur promove a inflamação da cartilagem. Na persistência do estímulo, além do amolecimento podem ocorrer lesões com perda de cartilagem.