Artigos e Notícias
Estalo nos joelhos - devo me preocupar?

Estalos ou ruídos nos joelhos é sinal de algo sério, preocupante?
A maioria das pessoas costuma perceber um estalo nas articulações, principalmente nos joelhos. O estalo pode ocorrer quando a pessoa agacha ou quando realiza um arco completo de movimento nos joelhos. Estalos nessa situação representam uma rearrumação da junta com o movimento ou "reposicionamento" dos ligamentos.
Contudo, quando os estalos são acompanhados de dor ou inchaço (edema), é recomendável procurar avaliação especializada.
Estalos associados a dor e/ou edema podem ser sinal de:
- Lesões ligamentares: Os ligamentos são faixas de tecido que conectam um osso a outro nas articulações e promovem estabilidade. Estalos podem representar a ruptura de um ligamento. Os estalos, nesse contexto, ocorrem após algum trauma com rotação do joelho.
- Lesão de meniscos: Os meniscos podem ser entendidos como os "amortecedores" dos joelhos. São discos em forma de C, "emborrachados", que tem a função de absorção de impacto e distribuição de carga nos joelhos. Lesões nos meniscos podem provoar estalo acompanhado de dor em cada movimento.
- Lesões da cartilagem: Cartilagem é a estrutura que reveste/recobre os joelhos. A cartilagem saudável é que faz com que o movimento nos joelhos ocorra sem atrito e sem dor. Lesões da cartilagem (agudas ou por desgaste) podem estar relacionadas a ocorrência de estalos ou a sensação de ruído com a movimentação do joelho.